Será desta que o nosso Centro Histórico vai ganhar uma nova vida? Será que o Projecto recentemente apresentado é o melhor para a o Centro Histórico? Será que o Projecto apresentado vai ser cumprido, em tempo útil e dentro dos valores estipulados? Questões que surgem na cabeça de todos nós, mas que esperemos terem como resposta a competência das entidades envolvidas no projecto. O tempo será a nossa fonte de respostas.
Porém, eu gostaria de atentar num pormenor muito interessante da apresentação deste Projecto, que é o facto de haver uma comparação do Futuro Centro Histórico com a Composição VIII do Pintor Russo Vassíli Kandínski. Confesso-me agradavelmente surpreendida por esta referência, mas julgo que poderemos ir pala além da mera comparação relativa à vista superior.
É importante relembrar que Kandínski é associado ao abstraccionismo, e que antes de definir-se rumo à Pintura, estuda Direito e Economia Política. E ainda que o seu estudo passou em grande parte por tentar encontrar as melhores formas de transmitir emoções.
Será também isto uma metáfora? Estaremos nós, na Nossa Praça, a ser regidos pelo abstraccionismo? Às vezes parece. As Artes serão efectivamente um caminho bem mais produtivo que Direito e Economia Política? Talvez esteja na altura de apostar nas Artes! Será que na Nossa Praça já se encontrou a melhor forma de transmitir emoções? Cá para mim, andam muito reprimidas, apesar de termos Assembleias Municipais muito ricas em transmissão de emoções, as mais das vezes de formas pouco correctas.