domingo, 28 de novembro de 2010

Centro Histórico "kandínskiano"

Será desta que o nosso Centro Histórico vai ganhar uma nova vida? Será que o Projecto recentemente apresentado é o melhor para a o Centro Histórico? Será que o Projecto apresentado vai ser cumprido, em tempo útil e dentro dos valores estipulados? Questões que surgem na cabeça de todos nós, mas que esperemos terem como resposta a competência das entidades envolvidas no projecto. O tempo será a nossa fonte de respostas.
Porém, eu gostaria de atentar num pormenor muito interessante da apresentação deste Projecto, que é o facto de haver uma comparação do Futuro Centro Histórico com a Composição VIII do Pintor Russo Vassíli Kandínski. Confesso-me agradavelmente surpreendida por esta referência, mas julgo que poderemos ir pala além da mera comparação relativa à vista superior.
É importante relembrar que Kandínski é associado ao abstraccionismo, e que antes de definir-se rumo à Pintura, estuda Direito e Economia Política. E ainda que o seu estudo passou em grande parte por tentar encontrar as melhores formas de transmitir emoções.
Será também isto uma metáfora? Estaremos nós, na Nossa Praça, a ser regidos pelo abstraccionismo? Às vezes parece. As Artes serão efectivamente um caminho bem mais produtivo que Direito e Economia Política? Talvez esteja na altura de apostar nas Artes! Será que na Nossa Praça já se encontrou a melhor forma de transmitir emoções? Cá para mim, andam muito reprimidas, apesar de termos Assembleias Municipais muito ricas em transmissão de emoções, as mais das vezes de formas pouco correctas.

Sem comentários:

Enviar um comentário