segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Oxazepam

O oxazepam é uma substância usada como medicamento e que pertence ao grupo das benzodiazepinas, o que significa que é um ansiolítico/sedante, sendo usado essencialmente em processos de depressão e ansiedade simples ou associada, como por exemplo em situações de síndrome de abstinência alcoólica.
É um dos fármacos mais prescritos, sendo muito frequente também a sua administração em meio hospitalar. Acontece que neste momento encontra-se esgotado a nível nacional.
E como pode ser explicada esta situação inadmissível, que é apenas um exemplo entre muitas?
Não pode ser apenas contenção de despesas, há outros factores que desencadearam uma onda de ansiedade (Autárquicas, Legislativas, Europeias, a grande dificuldade de Portugal em apurar-se para o Mundial 2010, a espera pela saída dos números do Euromilhões, ); depressão (os resultados eleitorais, jogos do Sporting, doença da moda, não conseguir comprar bilhetes para os U2, debate entre os candidatos à Câmara Municipal de Pombal, taxa de desemprego); Síndrome de abstinência alcoólica (beber para esquecer as dívidas, escutas na presidência, os jovens bebem cada vez mais bebidas alcoólicas, o Toni decidiu tratar-se).
Brincadeiras à parte, não é aceitável que uma situação destas ocorra.

11 comentários:

  1. Falaste tão bem...

    Neste momento tenho 2 comprimidos, e é o que que me resta até não se sabe bem quando, pois não há previsão de retoma no mercado.

    Para mim, que toma oxazepam há 4 anos, 200mg diárias, avizinham-se dias terriveis de abstinência, ponto até a minha vida em risco.

    As perguntas:

    Como é que deixam isto acontecer?

    Porque é que não existe um genérico do Oxazepam?

    Bom artigo,
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Quando se começou a perceber que os stock estavam muitos reduzidos deviam ter tomado medidas para salvaguardar pelo menos a manutenção dos tratamentos em que as pessoas já estão dependentes da substância. Suponho que o seu médico já tenha prescrito outro fármaco que pelo menos alivie os sintomas de abstinência.

    Boa sorte, e esperemos que esta situação se resolva rapidamente.
    Dê notícias.

    ResponderEliminar
  3. Pois é, eu tbm tomo serenal 50 mg, 100 mg diarias e neste momento encontra-se ainda esgotado, com os poucos que me resta estou desmamando, hoje comecei a tomar metade de um comprimido de manhã e a outra metade à noite passando de 2 para 1 comprimido diario, quando acabar provavelmente o meu medico vai-me receitar outro, o que será mau pois com este sei que me dou bem, fico completamente normal e calmo, do grupo a que pertence, às benzodiazepinas, é o unico que não deixa aquela secura e efeitos letargicos, o que provavelmente acontecerá com outro comprimido, uma verdadeira vergonha deixarem acabar um medicamento que muitas pessoas necessitam.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde, peço desculpa pela pergunta mas por motivos de força maior... Alguém sabe como obter Serenal 50 mg? Sem receita obviamente...
    lfsp13@hotmail.com
    Obrigado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Tarde
      Livo seu post, também necessito de conprar sem receita medica, o meu medico reformousse e esta medica nova nao me passa.
      Esta bastante complicado pois, sabemos como é dificil ter um medico de familia, Não posso mudar de medico ç, pois actualmente, ter um já temos que nos dar por contentes.
      Visto estarmos a passar pelo mesmo, se o senhor conseguiu resolver a situação, pode me ajudar se faz favor?
      susana.tinoco.silva@gmail.com
      As melhoras e cumprimentos
      Susana

      Eliminar
  8. Ola. Conheço o Serenal desde 1994 (antes de ser cor-de-rosa)...por fim do Sec. estava a tomar cerca de 6 a 7 diarios!!! - e só quando me internei em Espanha por dois anos é que me "livrei" da dependencia...Mas, eis que em 2004 me persegue umas inexplicaveis sucesoes de ataques de panico sem explicaçao para que tal me suceda..1ºpensamento foi "Serenalista"...mas, ainda assim, nao querendo voltar a dependencia, fui a alguns medicos que a parte de analises nada me sabiam explicar o porque dos ataques de panico/falta de ar...Claro, que tive de ir ao mercadi negro e la comprei a 50 Ct cada para em caso de me dar "aqueles ataques"...e assim foi; depois de tomar, me senti como que em paz comigo mesmo e até hoje (2016)NUNCA mais sofri d´aqueles ataques que me despertavam a meio da noite para ir ao hospital levar soro....Eu prefiro morrer assim, que sem eles e de mal com a vida...so queria uma maneura mais acessivel para os obter e nao ter que usar tecnicas "toxicas"...

    ResponderEliminar
  9. Ola. Conheço o Serenal desde 1994 (antes de ser cor-de-rosa)...por fim do Sec. estava a tomar cerca de 6 a 7 diarios!!! - e só quando me internei em Espanha por dois anos é que me "livrei" da dependencia...Mas, eis que em 2004 me persegue umas inexplicaveis sucesoes de ataques de panico sem explicaçao para que tal me suceda..1ºpensamento foi "Serenalista"...mas, ainda assim, nao querendo voltar a dependencia, fui a alguns medicos que a parte de analises nada me sabiam explicar o porque dos ataques de panico/falta de ar...Claro, que tive de ir ao mercadi negro e la comprei a 50 Ct cada para em caso de me dar "aqueles ataques"...e assim foi; depois de tomar, me senti como que em paz comigo mesmo e até hoje (2016)NUNCA mais sofri d´aqueles ataques que me despertavam a meio da noite para ir ao hospital levar soro....Eu prefiro morrer assim, que sem eles e de mal com a vida...so queria uma maneura mais acessivel para os obter e nao ter que usar tecnicas "toxicas"...

    ResponderEliminar
  10. É incrível o preconceito existente em torno deste medicamento. Sabe-se lá porquê, mas um dia, alguém decidiu associar o Serenal à toxicodependência e desde aí que cada pessoa que o time fica com o rótulo... Ainda gostava de saber o que ganhou quem pôs este rótulo. E o caso é que os médicos vão atrás dele...É o ÚNICO ansiolítico que não deixa a boca seca e com aquele hálito terrível que só quem já tomou medicamentos do género conhece, além de uma sensação de fraqueza que... Enfim... Pois, parece que querem é que as pessoas se sintam mal! Algum interesse tem que existir por trás deste rótulo!!

    ResponderEliminar