quinta-feira, 14 de julho de 2011

Questões Ambientais

No que respeita à Área Ambiental, muitos têm sido os passos dados na identificação dos problemas existentes e das consequências futuras das acções do presente. Com protocolos, tratados e afins não se tem conseguido a união dos países (grandes), e mesmo os que se unem não cumprem os objectivos dos acordos.


Isto não significa que estejamos perante o insucesso nesta matéria porque, apesar do mau exemplo geral, as pessoas por norma já interiorizaram a necessidade de adoptar atitudes que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

A campanha que mais proveitosa e pode considerar prende-se com a reciclagem, ampliada para política dos 4R's: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Racionalizar.

Quando falamos em Reciclar, de um modo simplista, trata-se de transformar algo que já não tem utlidade (lixo) noutra coisa.

Portanto, o facto de Portugal ser considerado lixo pela Moody's abre o caminho à Reciclagem, isto é, Mudança. Estamos a chegar ao limite...mas ainda há a possibilidade de Reciclar, associada à Redução de despesas, racionalização dos recursos e à reutilização de pessoas que desempenham de forma competente as suas funções, independentemente das ligações politico-partidárias.


A decisão é nossa.


Continuar a ser lixo ou dar-lhe uma nova vida.

1 comentário:

  1. : A privatização da água em Portugal avança de forma rápida e camuflada. Município após município, vão-se vendendo aos interesses privados, sem levar em linha de conta o essencial dos seus mandatos políticos: o bem estar social. A privatização da água revelou-se uma medida desastrosa em todos os países e municípios onde foi implementada. Desde os violentos exemplos dos países latino-americanos, aos recentes e democráticos exemplos europeus de Itália, Holanda e Paris, a privatização da água tem sido recusada de forma veemente e sistemática pelas populações que a medida atinge. Tornou-se claro e irrefutável, que com a privatização da água o serviço prestado encarece rapidamente, chegando a ser 200% mais caro que anteriormente, ao passo que a médio prazo a qualidade do mesmo se degrada.

    ResponderEliminar