quarta-feira, 26 de agosto de 2009

TAP na Pampilhosa

Este ano, o Teatro Amador de Pombal volta aos trabalhos mais cedo e com uma apresentação fora do concelho, na Pampilhosa da Serra. Um espectáculo de teatro do absurdo que merece ser mostrado a um grande número de pessoas.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

UPA - Encontrar-se

Um projecto que junta alguns artistas portugueses muito relevantes no nosso panorama musical, e que assim contribuem para uma luta muito difícil, a de acabar com a discriminação relativamente às doenças do foro psiquiátrico. Pessoas informadas são pessoas mais conscientes, à partida, de que as doenças psíquicas são extremamente degradantes e podem levar a situações muito perigosas se os doentes não forem devidamente acompanhados por profissionais qualificados.
A campanha teve início de 2008, e contou com vários spots publicitários que passaram poucas vezes e a horas de pouca visibilidade e um CD com músicas alusivas às patologias mais frequentes.
Rodrigo Leão e JP Simões, Mesa e Rui Reininho, Sérgio Godinho e Xana, Xutos & Pontapés e OIOAI, Mariza e Boss AC, Camané e Dead Combo, Cool Hipnoise e Tiago Bettencourt, Paulo Gonzo e Balla, José Mário Branco e Mão Morta, Clã e Jorge Palma. Unidos contra o Estigma!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sporting x Fiorentina

Um empate que deixa qualquer sportinguista semi-deprimido. Há ainda muito a ser feito, e trabalhar para que os jogadores consigam controlar as emoções é uma necessidade. Vukcevic, levado pela emoção de marcar um golo deveras importante, acabou por desobedecer às regras e tirar a camisola como forma de festejo.

São as regras, e o cartão amarelo decorrente da situação, foi bem aplicado pelo árbitro que em outros casos não seguiu as regras, poupando cartões amarelos a outros jogadores. Não condeno o árbitro, porque errar é humano e é extremamente complicado ver tudo e ainda ter que levar com teatros de alguns jogadores, bem como toda a pressão inerente à sua actividade.

Contudo, não concordo com esta regra, que creio ter um castigo excessivo para um acto que não considero ofensivo e que nada tem de especial. Um culto excessivo do equipamento desportivo? Talvez, e aposto que é um culto potenciado pelo treinador José Mourinho, que sempre procurou preservar ao máximo as camisolas dos jogadores do Sporting, como todos recordarão muito bem.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Televisão

Nos últimos tempos a minha relação com a televisão é quase nula, considerando-a um objecto plenamente dispensável. Mas quando tenho oportunidade, ou simplesmente para acompanhar uma refeição com notícias sempre fantásticas, a minha preferência passa pela RTP.
Primeiro, porque apenas disponho dos quatro canais como a maioria das pessoas, não só devido aos tempos de crise, mas também porque seria irracional gastaram uns euros tão preciosos para nem sequer ter tempo/disposição para ver TV.
Segundo, a informação é menos parcial e os programas, principalmente da 2, têm uma componente cultural muito alargada. Mesmo o humor que se faz é mais cativante e vai ao encontro dos meus gostos pessoais, embora "Os contemporâneos" agora façam uma longa ou eterna pausa, o que corresponde a uma grande perda.
E ainda a questão fundamental, já não suporto novelas e programinhas que são desprovidos de qualquer conteúdo, mas que me surpreende serem seguidos por tantas e tantas pessoas.
Respeito opiniões e necessidades televisivas diferentes das minhas, mas confesso que me sinto triste por verificar que programas com muita qualidade são facilmente ultrapassados e sucumbem à força de outros excessivamente superficiais.
E concordo que devemos ter muito cuidado com o que permitimos que as crianças vejam, já que há muitos conteúdos agressivos e impróprios para uma boa educação, e mesmo os projectos dirigidos a crianças devem ser seleccionados para que estas não passem demasiado tempo em frente ao tão apelativo televisor. Mas esta é uma questão mais delicada.
Para finalizar, não nos podemos esquecer que o aquilo que é produzido pela RTP é fruto de dinheiro público, mais um motivo para ser a nossa primeira escolha, já que ajudamos a pagar!