quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Televisão

Nos últimos tempos a minha relação com a televisão é quase nula, considerando-a um objecto plenamente dispensável. Mas quando tenho oportunidade, ou simplesmente para acompanhar uma refeição com notícias sempre fantásticas, a minha preferência passa pela RTP.
Primeiro, porque apenas disponho dos quatro canais como a maioria das pessoas, não só devido aos tempos de crise, mas também porque seria irracional gastaram uns euros tão preciosos para nem sequer ter tempo/disposição para ver TV.
Segundo, a informação é menos parcial e os programas, principalmente da 2, têm uma componente cultural muito alargada. Mesmo o humor que se faz é mais cativante e vai ao encontro dos meus gostos pessoais, embora "Os contemporâneos" agora façam uma longa ou eterna pausa, o que corresponde a uma grande perda.
E ainda a questão fundamental, já não suporto novelas e programinhas que são desprovidos de qualquer conteúdo, mas que me surpreende serem seguidos por tantas e tantas pessoas.
Respeito opiniões e necessidades televisivas diferentes das minhas, mas confesso que me sinto triste por verificar que programas com muita qualidade são facilmente ultrapassados e sucumbem à força de outros excessivamente superficiais.
E concordo que devemos ter muito cuidado com o que permitimos que as crianças vejam, já que há muitos conteúdos agressivos e impróprios para uma boa educação, e mesmo os projectos dirigidos a crianças devem ser seleccionados para que estas não passem demasiado tempo em frente ao tão apelativo televisor. Mas esta é uma questão mais delicada.
Para finalizar, não nos podemos esquecer que o aquilo que é produzido pela RTP é fruto de dinheiro público, mais um motivo para ser a nossa primeira escolha, já que ajudamos a pagar!

Sem comentários:

Enviar um comentário