quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Questão de peso!

A eleição da Miss mundo Árabe tem andado nas bocas do mundo, isto porque a eleita tem características muito particulares que a afastam dos padrões de beleza ocidentais, e que se prendem essencialmente com os seus 90Kg de peso. Uma miss não é só um corpo bonito, tem que ser muito mais, tem que ter um brilho especial e, acima de tudo, agradar o júri.
Creio que este deve ser um exemplo para todas as pessoas que tem excesso de peso e se sentem complexadas por isso, deixando de acreditar que não é o volume que faz a beleza, também são as formas do corpo, a identidade da pessoa, a auto-confiança, o auto-cuidado, o auto-conceito.
Mas atenção que nada do que possa ser dito é desculpa para ter excesso de peso, porque nesse caso acabam por imperar questões bem mais importantes, como o facto de poder comprometer-se o estado de saúde.
Se ganham as magrinhas, fala-se de anorexia. Se ganham as gordinhas, fala-se de obesidade. Se ganham as intermédias ninguém fala nisso.

5 comentários:

  1. E a virtude está no meio! Anorécticas são doentes graves, causadas, a maior parte das vezes, por criadores de moda que não precisam de mulheres para vestirem as suas roupas, mas de cabides para as apresentarem. As obesas podem ser só mulheres infelizes que sublimam as suas frustrações na comida e nas guloseimas. Umas e outras precisam de tratamento... Para meu gosto, antes uns quilitos a mais que tábuas ou postes telefónicos ou eléctricos.
    Cordiais saudações.
    E um abraço que não deixei de ser amigo.

    ResponderEliminar
  2. Atenção que essas definições não abarcam a totalidade das situações, bem pelo contrário.
    Mas para todos os efeitos, o que eu gostei mesmo foi do seu gosto, vai mais ou menos de encotro ao que eu costumo dizer: "Mais vale «cheinha» e com algo por onde se peque, do que um esqueleto que nem sequer se consegue ver ao longe"...mas sou suspeita para falar!
    Aqui o mais importante deve ser mesmo a saúde e, claro está, o meio termo é que é saudável.

    ResponderEliminar
  3. Sobre questões de peso, vou mandar, para o seu mail, uma engraçada anedota a preceito.
    Se considerar abusivo, é só dizer que me penitenciarei.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Nada abusivo, e bem divertido. Nós temos determinados estereótipos e depois somos enganados com estas pequenas brincadeiras.
    Cada qual tem o peso que tiver, e ninguém tem nada a ver com isso!(Se falar no contexto de enfermagem, mudo logo de opinião, pelo menos aqueles que eu tenho que mobilizar...por favor, tenham cuidado porque as minhas costinhas não aguentam muitos esforços)

    ResponderEliminar
  5. AHAHAHA!! AindA BEM QUE tu FALASTE NISSO!!! Olha, n tens a foto da Miss?? É que JA agora fiquei curiosa. Com véu? Com cara? Com Djelaba? com pernas e braços?

    ResponderEliminar