quinta-feira, 9 de julho de 2009

Greve de fome

Actualmente o método mais usado por pais, para tentar recuperar a guarda dos filhos ou tentar evitar que estes sejam adoptados.

Não compreendo como é que são cada vez mais frequentes os casos deste tipo, em que não se valoriza a criança, tratada muitas vezes como mero objecto que anteontem desejei ter, ontem nem sequer queria saber que existia, hoje desejo mais que tudo na vida, e amanhã logo se verá.

Não meus amigos, pode parecer, mas não se trata de um jogo, nem se trata da escolha de uma refeição, apesar de também estar relacionada com apetites que divergem.

Quando uma pessoa desiste de cuidar de um filho, esta a escolher a sua própria sentença, que não tem recurso possível. E quando se trata de verdadeiro amor, o mais importante é zelar pelo bem-estar da criança, mesmo que este seja longe dos pais biológicos, junto de uma família adoptiva.

Todas estas situações, tornam ainda mais instável uma adopção, isto porque é possível hoje adoptar uma criança, criá-la com todo o amor do mundo, dar-lhe educação, boas condições de vida e tudo o que uma criança merece, e quando já a considerarmos mais do que nossa filha, chega um pai qualquer que nunca se designou a querer saber como a criança se encontrava e consegue tirá-la de nós.

E a escolha de greves de fome para lutar por algo revela desespero, naturalmente, e também pode revelar:

1- a nossa justiça não funciona e é preciso recorrer a métodos extremos

2-o caminho mais fácil é chamar a atenção e tentar comover com uma atitude à partida de grande sofrimento

3- mesmo quando não se tem razão pode ser que um juiz se compadeça com a desnutrição evidente

4- a pessoa tem a noção que está suficientemente nutrida para aguentar um greve de fome durante muito tempo

5- não tem dinheiro para comprar comida, então aproveita para simular uma greve de fome

6- apetece fazer uma visita ao hospital e por lá permanecer, dado que as condições são bem melhores do que as que disponibiliza em casa (dormida, roupa lavada, comida, boas condições de higiene)

7- preparação para entrar na próxima novela da TVI, com um papel em que faça greve de fome ou de anoréctico

8- não tem mais nada que fazer

etc etc etc

1 comentário:

  1. Atendendo às banhas que andam por aí a bambalear a greve de fome parece-me uma medida acertada...

    ResponderEliminar