quinta-feira, 16 de julho de 2009

Gripe A

Efectivamente uma pandemia que está a encher as manchetes dos jornais e a afectar cada vez mais pessoas, directa ou indirectamente. Na população identificam-se facilmente extremos, as pessoas que estão efectivamente muito alarmadas e as que ainda não sabem muito bem o que isto é, apesar de todas as notícias a todas a horas. Mas o certo é que os comentários que ouço e que leio vão essencialmente ao encontro deste tema, havendo mesmo posições muito curiosas, tal como considerar a Gripe A um castigo divino pelos pecados humanos, o que a ciência naturalmente desmente.
E a verdade é que não há necessidade de entrar em pânico ou manifestar excessiva preocupação. Se pensarmos racionalmente facilmente verificamos que se trata apenas de um vírus gripal mais contagioso e cujo tratamento é mais demorado, estado também o organismo humano muito vulnerável dada a sua existência tão recente. Á medida que os casos em que haja efectivamente infecção e o nosso contacto com o vírus aumentar, também a nossa resistência ao mesmo vai ser maior.
Os cuidados que desde sempre deviam estar enraizados, tais como lavar frequentemente as mão e não espirrar para cima das outras pessoas, são métodos para diminuir o risco de contágio.
Aos primeiros sintomas gripais alertar imediatamente o médico de referência ou contactar a linha saúde 24, tendo necessariamente a consciência que devido ao aumento da afluência a esta linha é muito provável que o atendimento seja demorado.
Grande parte das pessoas contagiadas, em Portugal, já regressaram à sua vida normal, o que só prova que a situação está a ser controlada e se o tratamento se processar o mais precocemente possível naturalmente que é mais fácil combater o vírus e menor é o risco de contagiar outras pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário