Mais uma grande iniciativa no âmbito do programa Novas Oportunidades, uma corrida de 10 km que contou com a tão agradável presença do Eng. José Sócrates. É importante realçar que é necessário muito mais esforço e preparação para percorrer esta distância do que para obter um certificado do 6º, 9º ou 12º anos de escolaridade.
Sim, porque estes programas constituem apenas uma forma de passar certificados que permitam colocar Portugal ao nível da União Europeia no que a qualificações diz respeito, mas os conhecimentos não existem. Continuamos a viver de aparências e de injustiças para com aqueles que seguem um percurso de muito estudo, muitos trabalhos, muitas actividades.
Pensando bem, o melhor é os alunos seguirem um novo método: trabalham dois ou três anos e vão certificar as competências do 9º, continuam a trabalhar e quando atingirem a idade certificam o 12º ano, pois assim sempre vão ganhando algum dinheiro, contribuindo para diminuir as situações de crise financeira a nível familiar. E não é preciso fazer grande coisa, sendo suficiente contar a história da própria vida, o que decerto não será de grande dificuldade, a não ser que a pessoa em causa sofra de amnésia.
É a isto que chamamos profissionais qualificados?
Sem comentários:
Enviar um comentário