quinta-feira, 14 de maio de 2009

Peregrinação

Atendendo às celebrações do 13 de Maio, muitos foram os peregrinos que se deslocaram por essas estradas fora como forma de "pagar promessas". Contudo, é de lamentar que alguns, e não são assim tão poucos, acabem por "pecar" até mesmo durante uma peregrinação.
Creio que todos tivemos oportunidade de ver cenas de desrespeito absoluto, sendo mais flagrante e talvez mais comum, o facto de não haver respeito pelos automobilistas e pelas próprias regras de trânsito. Isto acontece, por exemplo, quando se vê peregrinos que ocupam a faixa de rodagem, mesmo havendo berma, e que condicionam o tráfego, para além de constituir um grande perigo para a sua integridade e aumentam a possibilidade de ocorrência de acidentes. Em alguns casos até pensei ser uma nova forma de peregrinação: ir até fátima a pé sempre a pisar a linha que limita a faixa de rodagem.
Também é um pouco desagradável pessoas que habitam junto às estradas serem acordadas por vozes e cânticos a altas horas da madrugada. É importante referir a questão dos lixos, muitas vezes deixados nas valas e valetas.
Felizmente, há ainda os peregrinos que se movem pela verdadeira fé e respeitam, sendo dignos também do maior respeito e apoio possíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário