terça-feira, 23 de junho de 2009

Não há respeito...

O facto de haver falecido uma pessoa que muito estimava, fez com que tivesse que me organizar a fim de participar nas cerimónias fúnebres. Como sempre, há pessoas mais abaladas do que outras, e umas que respeitam mais do que outras a situação.
Como em todos os funerais a que fui havia os habituais comentadores, que só vão a estas cerimónias para ficarem bem vistos aos olhos da comunidade e para comentarem quem não foi, quem foi, o que levava vestido, como estava o morto preparado, se havia flores em quantidade, e para pôr a conversa em dia com pessoas com quem há muito não se contacta.
Mas esta situação atingiu dimensões fora do comum, o simples facto de um familiar que abandonou a terra quando ainda era criança ter comparecido para se despedir pela última vez, fez com que quase todas as pessoas presentes comentassem ser era ele ou não, e os olhares não eram para mais nada senão para ele, parecia que estava ali um Rei, ou qualquer pessoa fenomenal. Para além dessa pessoa naturalmente se sentir muito mal, é deprimente verificar que a dor fingida é uma realidade nestas situações, e um desrespeito para aqueles que realmente estão a sofrer com a partida de alguém importante.
As lágrimas que eventualmente me fugiram, não foram só de dor, mas também de revolta por não a ver respeitada.

2 comentários:

  1. Não me falem em dor, em lágrimas, nem em saudade. Fingidores, não obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Há meia dúzia de anos estive num funeral onde, logo ali com o morto ainda esticado, se dizia mal do defunto...não havia necessidade mas pelo menos também não havia fingimentos!

    ResponderEliminar