sexta-feira, 12 de junho de 2009

Repugnante, inqualificável, desumano, ...

Nos últimos anos, os casos de abusos sexuais têm sido notificados de forma crescente. está claro que isto não significa necessariamente que existam em maior número, a meu ver tem mais a ver com o facto de as pessoas terem menos receio de denunciar os abusadores.
Se já é muito grave quando se trata de violação de pessoas adultas, torna proporções absolutamente repugnantes e mais do que condenáveis quando se trata de crianças. O facto de alguém ter qualquer tipo de situação sexual que envolva uma criança deixa qualquer pessoa fora de si. Digo qualquer pessoa, porque é impossível considerar estes seres abusadores pessoas.
Infelizmente as punições acontecem nas devidas proporções, sendo que muitas vezes não chegam mesmo a ser levadas a cabo quaisquer punições.
Também é importante alertar para o que as pessoas devem fazer (ou não devem fazer) em caso de violação, para que seja possível "apanhar" o criminoso. É importante não tomar banho, nem eliminar quaisquer vestígios do crime, sendo que as roupas não devem ser trocadas; devem evitar-se contactos com outras pessoas; durante o crime usar as unhas para tentar ficar com o ADN do agressor, ou mesmo arrancar cabelo; apresentar queixa nas autoridades competentes; deslocar-se ao instituto de Medicina Legal, a fim de serem recolhidas as provas do crime, de modo a conhecer o agressor e incriminá-lo.Depois é esperar que a justiça seja feita.
Mais importante do que punir os violadores, é zelar pelo apoio dos abusados, o que nem sempre acontece. É impossível ter noção de quanto uma experiência deste tipo pode interferir em toda uma vida, sendo verdade que alguns conseguem aparentar que conseguiram ultrapassar a situação, mas muitos outros, nunca conseguem ter momentos de felicidade pois estão marcados por uma situação da qual não são culpados.
É difícil cada um de nós fazer algo para ajudar estas pessoas que sofrem, talvez em silêncio, mas devemos pelo menos não "olhar de lado", porque nunca se sabe quando estas situações nos batem à porta.
Aconselho a ler o artigo do correio da manhã "124 abusadores presos num ano".

1 comentário:

  1. Enquanto os violadores não forem punidos severamente - normalmente são gente irrecuperável - haverá sempre mais vitimas. Infelizmente a nossa justiça acredita que não há "rapazes" maus e o resultado é o que se vê...

    ResponderEliminar