terça-feira, 16 de junho de 2009

Novos Talentos 2009

O CD Novos Talentos Fnac 2009, dá continuidade a uma iniciativa que tem vindo a descobrir artistas desconhecidos.
Há que realçar vários aspectos. Em primeiro lugar, é de louvar iniciativas que promovam a música, especialmente porque sabemos que há por aí muito talentos escondidos em garagens e actuações limitadas a bares, e que podem muito bem ser o futuro da música portuguesa.
Em segundo lugar, o facto de a FNAC se associar à AMI, sendo as receitas do CD destinadas ao combate à Infoexclusão, só enobrece esta iniciativa.
Mais propriamente quanto ao conteúdo, é bastante interessante, sendo que algumas músicas são mesmo de qualidade muito elevada e acredito que terão sucesso.
Porém, há uma questão que não quero deixar de realçar. Na capa do CD há referência ao facto de este ser "O futuro da música portuguesa", e no fundo é a realidade, uma realidade preocupante quando olhamos que muitos dos nomes das bandas e das músicas são em Inglês. Este facto tem um aspecto positivo, que é mostrar que os portugueses estão cada vez mais à vontade com o Inglês, mas também é um indicador negativo, na medida em que a música em português vai dando lugar ao inglês. A culpa na maioria das vezes não é dos músicos, mas sim das exigências de um mercado que desvaloriza o que é exclusivamente nacional.
Aconselho este CD, mais propriamente 2CD's, pelos aspectos anteriormente referidos, mas também porque o preço é muito acessível em tempo de crise, uns modestos 4€.

Sem comentários:

Enviar um comentário