sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Assembleia Municipal de Pombal

Ontem decorreu a Reunião de Assembleia Municipal de Pombal, em Almagreira. Uma iniciativa muito interessante, que permite chegar mais perto dos Pombalenses, neste caso dos Almagreirenses. Já há rumores de que não se repetirá, mas é como digo, são rumores, por isso não devemos levá-los em grande conta.
Começou com a informação do pedido de suspensão de mandato por 90 dias por parte do Dr. Fernando Carolino.
Seguiu com a comunicação dos deputados do PSD, numa atitude de solidariedade perante a catástrofe que atingiu a Madeira, sendo proposta a entrega das senhas de presença da AM à Cáritas, foi aprovada uma moção de solidariedade, e um voto de pesar que consistiu num minuto de silêncio.
Houve mudanças, o tempo passou a ser contabilizado, através da incorporação de uns semáforos, muito jeitosos, e que conferiram uma certa "piada".
As manifestações de dor perante o actual estado de saúde do Professor José Silva foram repetidas, e manifestadas através de um aplauso de pé por parte de todos os presentes.
Finalmente foi dinamizado o site da Assembleia Municipal, que permitirá que as discussões possam acontecer de forma mais frequente e consistente, mas é um espaço restrito.
Muitas questões foram feitas ao Presidente da Câmara, e algumas trocas de ideias que serviram para aquecer a sala, com base em interpretações diferentes das mesmas palavras.
Para culminar, antes de um desabafo presidencial muito sentido, o Eng. Mário Rodrigues, em representação da Escola Secundária de Pombal, fez um desafio à Assembleia: Escolher o nome de um ilustre de Pombal que venha a dar nome à referida escola.
.
Extensão de Saúde de Almagreira: A ARS decidiu a construção do Centro de Saúde, pela qual tanto havia lutado a população de Almagreira.
Número de vereadores a tempo inteiro: Justificado como opção política, e ainda com o facto de em Pombal, ao contrário do que acontece em outras autarquias, os vereadores não têm motoristas, nem o número de secretárias e assessores que a lei permite.
Parque de estacionamento subterrâneo da Praça do Marquês: Segundo o Presidente, "o parque está bem construído" e é uma obra projectada para a sua utilidade a curto, médio e longo prazo.
Conselho Municipal da Juventude: Irá avançar, sendo esperada a participação dos jovens, mas não foi referido em que moldes.
Condições para a implementação de empresas: De acordo com o Presidente Pombal "não perde investimentos", e simplesmente não pode dar os terrenos para que as empresas sejam implementadas, e refere ainda que as taxas de derrama não são factor de não implementação das empresas.
Estes são apenas alguns dos pontos que foram discutidos, e deixo algumas frases "interessantes":
  • "Polémica artificial", é assim que o Dr. João Coucelo se refere às questões que têm vindo a ser discutidas sobre o Centro de Saúde de Almagreira.
  • "O mais grave desta democracia é que efectivamente as pessoas não progridem na carreira com base na experiência e competência profissional, mas sim pelo cartão partidário", frase proferida pelo Presidente da Câmara.
  • "Infelizmente há quem tente descaracterizar a actividade nobre das funções políticas", dita pelo Presidente da Câmara, na sequência de uma resposta às questões do Dr. João Coelho.
  • "Somos crucificados por tudo" e "Ninguém dá nada a ninguém", desabafo do Presidente da Câmara.
  • "Fico magoado com o funcionamento da actual Assembleia Municipal...continua a ser um campo de batalha", opinião de Manuel Domingues.

Esqueceu-se que foi eleito?

A política tem coisas muito estranhas, não haja dúvidas. Em Coimbra, o único deputado eleito para a Assembleia Municipal pela lista independente "Agora Sim, Coimbra" ficou impedido de exercer esse cargo porque não só ainda não tinha tomado posse, como não compareceu a nenhuma das reuniões realizadas desde as eleições de 11 de Outubro. O eleito em causa, o advogado Rodrigo Santiago, ou esqueceu-se ou é realmente um fenómeno do pior desrespeito aos eleitores. Se o senhor não pretendia cumprir as responsabilidades inerentes a uma possível eleição, porque se candidatou? Deve ter pensado que podia ter lá o nome e nunca aparecer, que não seria chamado à atenção. E que as pessoas nem sequer dariam pela sua falta.
Isto é inconcebível, ao menos que ele tivesse o discernimento de ceder o lugar ao segundo da lista, em vez de ser obrigado a isso.
Eu não o contratava como advogado, depois desta demonstração de falta de profissionalismo!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Filosofia é coisa chata?

Não é novidade que grande parte das pessoa considera as questões filosóficas e tudo o que respeita à filosofia uma chatice. Como sempre gostei muito de coisas "chatas", ontem fui toda satisfeita à Livraria Almedina para assistir a uma actividade intitulada "Filosofia e Filosofar - o que interessa isso hoje?", e cujo tema era "A Família da Sociedade Moderna: Génese e estabilização dos espaços de Comunicação Intima.", sendo dirigida por Cláudio Alexandre Carvalho, investigador da FLUC.
Pensava eu que esta seria uma estratégia para aproximar as pessoas à investigação filosófica, sem aprofundar, naturalmente. Deparei-me com algo inesperado, um investigador que faz uma comunicação, ou seja, somente lê (e com enganos sistemáticos) um texto de 26 páginas! Não é uma abordagem muito motivante! A única coisa que se consegue é enraizar mais a ligação filosofia="seca". E fazer com que os interessados, como eu, para a próxima prefiram aplicar o seu tempo a ler um livro, por exemplo.

optimus discos

E já estão disponíveis mais três discos, que fazem parte do projecto Optimus Discos. Pode fazer download em OptimusDiscos, ou então adquirir o EP nas lojas Fnac.
  • "You Can't win", por Charlie Brown
  • "Airports EP", por Bypass
  • "Farphisas on fire", por Strereossauro

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Pena de morte

Não vou aqui falar das questões inerentes à pena de morte, nem venho reflectir sobre quem tem ou não legitimidade para ajuizar a morte de alguém. Venho mesmo manifestar a minha estupefacção por ontem, terça-feira 16 de Fevereiro de 2010, ter ocorrido um manifestação no Uganda, promovida pelo "Movimento Internacional contra a Homossexualidade no Uganda", em que foi manifestado o apoio à pena de morte para a homossexualidade agravada. E consta que participaram mais de 25 mil pessoas!
Em primeiro lugar, isto da "homossexualidade agravada" é novidade para mim, talvez se trate de uma definição técnica.
E em segundo lugar, começo a perceber melhor que o absurdo afinal é bem mais comum do que seria de supor. Afinal ainda há pior do que considerar a homossexualidade uma doença!!!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mapa Etno-musical

O Mapa etno-musical é uma inciativa que pretende dar a conhecer a música tradicional portuguesas, e que agora chega ao mundo virtual, através do Instituto Camões, e com a coordenação do Músico Júlio Pereira.
Uma viagem pelos sons portugueses característicos de cada região do país, em que basta apenas ir seleccionando no mapa, e logo aparecerão as explicações e os sons que procuramos.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Desabafo leonino :(

O que posso dizer disto? Sinceramente, nem sei bem o que pensar. os meus olhos já não brilham como acontecia sempre que se falava de Sporting. Não vemos o tão ansiado sinal de recuperação. Há problemas? Começamos por mudar a direcção. Há maus resultados? Mudar de treinador.Os maus resultados persistem? Reforços. Após um ligeiro sinal positivo, volta a decadência? Umas desavenças entre o director desportivo e um dos jogadores mais influentes do plantel. O verde esperança está a dar lugar a um verde tristeza. Alguém que nos salve?
Continuo a achar que o melhor investimento do Sporting. neste momento, passa por criar uma linha de apoio ao Sportinguista deprimido.
Mas atenção, ninguém arrisque vir dizer-me que mudou de clube à conta deste cenário verde-negro. Um casamento pressupõe o amor na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Ok, não sou casada, mas vivo em união de facto com o Sporting, sendo que para mim vale como se fosse um casamento, daqueles que duram toda a vida. É o meu lado conservador a falar mais alto. Neste momento, devo estar a levar a "carga de porrada" também muito característica dos casamentos de antigamente!!!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Abstinência

Muitas entidades continuam a fazer uma luta no sentido de segurança nas relações sexuais, mas agora nos EUA alguém se lembrou de uma forma mais fácil de travar as Infecções Sexuais e a gravidez indesejada.
Pois bem, agora a aposta é feita nas campanhas pela abstinência, sendo premente passar a ideia de que quanto mais tarde se iniciar a vida sexual, melhor, pois também mais tarde estarão expostos aos riscos.
É bem verdade que esse é o caminho mais fácil, e que pode realmente ter resultados, mas será que é aquele que dá mais garantias em termos de futuro? Porque as pessoas não se vão manter eternamente virgens com medo das infecções! E nunca se sabe, quando se diz para não fazerem..."o fruto proibido é o mais apetecido". Experimentem dizer a alguém: não comas aquele bolo de chocolate delicioso que está no armário porque podes ficar com dor de barriga.
A melhor estratégia inventada foi mesmo a religião, mas isso agora não está na moda, as pessoas já não ligam às regras impostas pela religião que praticam, e são cada vez menos as que professam alguma religião.
Digam lá que aquela história do sexo só depois do casamento não tinha vantagens? Se não fosse só nas mulheres, porque enquanto elas se mantinham castas eles iam tendo as suas experiências até com prostitutas.
Realmente a novidade reside aí..agora, é abstinência para todos!!!
Voltamos ao sexo só para fazer filhos? Ou melhor, que tal acabar com o sexo?
Isto da inatividade e da acomodação como soluções tem muito que se diga!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Grammy

Arrebatando três prémios, entre eles o de melhor álbum clássico, "Mahler: Sinfonia nº8; Adagio da sinfonia nº10" conduzido por Michael Tilson Thomas, é o grande vencedor dos Grammy's da música clássica 2010.
"Prokofiev: Piano Concertos n º 2 e 3", de Evgeni Kissin , foi o vencedor na categoria de Solista Instrumental com orquestra.
Quem tiver interesse em conhecer os premiados de todas as categorias, pode consultar o site Classical Music.


terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Mão Morta

Os quatro primeiros discos (referentes ao período 1988-1992) da banda de portuguesa Mão Morta acabam de ser reeditados, tendo uma apresentação elegante e sóbria, que me atrevo a considerar de luxo, até porque três dos discos há muito que se encontravam esgotados. No entanto, em cada disco procura-se manter o grafismo original, e que grafismo! Uma edição limitada, mas confesso que não estou muito preocupada com este facto porque já adquiri o meu exemplar :)