sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Assembleia Municipal de Pombal

Ontem decorreu a Reunião de Assembleia Municipal de Pombal, em Almagreira. Uma iniciativa muito interessante, que permite chegar mais perto dos Pombalenses, neste caso dos Almagreirenses. Já há rumores de que não se repetirá, mas é como digo, são rumores, por isso não devemos levá-los em grande conta.
Começou com a informação do pedido de suspensão de mandato por 90 dias por parte do Dr. Fernando Carolino.
Seguiu com a comunicação dos deputados do PSD, numa atitude de solidariedade perante a catástrofe que atingiu a Madeira, sendo proposta a entrega das senhas de presença da AM à Cáritas, foi aprovada uma moção de solidariedade, e um voto de pesar que consistiu num minuto de silêncio.
Houve mudanças, o tempo passou a ser contabilizado, através da incorporação de uns semáforos, muito jeitosos, e que conferiram uma certa "piada".
As manifestações de dor perante o actual estado de saúde do Professor José Silva foram repetidas, e manifestadas através de um aplauso de pé por parte de todos os presentes.
Finalmente foi dinamizado o site da Assembleia Municipal, que permitirá que as discussões possam acontecer de forma mais frequente e consistente, mas é um espaço restrito.
Muitas questões foram feitas ao Presidente da Câmara, e algumas trocas de ideias que serviram para aquecer a sala, com base em interpretações diferentes das mesmas palavras.
Para culminar, antes de um desabafo presidencial muito sentido, o Eng. Mário Rodrigues, em representação da Escola Secundária de Pombal, fez um desafio à Assembleia: Escolher o nome de um ilustre de Pombal que venha a dar nome à referida escola.
.
Extensão de Saúde de Almagreira: A ARS decidiu a construção do Centro de Saúde, pela qual tanto havia lutado a população de Almagreira.
Número de vereadores a tempo inteiro: Justificado como opção política, e ainda com o facto de em Pombal, ao contrário do que acontece em outras autarquias, os vereadores não têm motoristas, nem o número de secretárias e assessores que a lei permite.
Parque de estacionamento subterrâneo da Praça do Marquês: Segundo o Presidente, "o parque está bem construído" e é uma obra projectada para a sua utilidade a curto, médio e longo prazo.
Conselho Municipal da Juventude: Irá avançar, sendo esperada a participação dos jovens, mas não foi referido em que moldes.
Condições para a implementação de empresas: De acordo com o Presidente Pombal "não perde investimentos", e simplesmente não pode dar os terrenos para que as empresas sejam implementadas, e refere ainda que as taxas de derrama não são factor de não implementação das empresas.
Estes são apenas alguns dos pontos que foram discutidos, e deixo algumas frases "interessantes":
  • "Polémica artificial", é assim que o Dr. João Coucelo se refere às questões que têm vindo a ser discutidas sobre o Centro de Saúde de Almagreira.
  • "O mais grave desta democracia é que efectivamente as pessoas não progridem na carreira com base na experiência e competência profissional, mas sim pelo cartão partidário", frase proferida pelo Presidente da Câmara.
  • "Infelizmente há quem tente descaracterizar a actividade nobre das funções políticas", dita pelo Presidente da Câmara, na sequência de uma resposta às questões do Dr. João Coelho.
  • "Somos crucificados por tudo" e "Ninguém dá nada a ninguém", desabafo do Presidente da Câmara.
  • "Fico magoado com o funcionamento da actual Assembleia Municipal...continua a ser um campo de batalha", opinião de Manuel Domingues.

2 comentários:

  1. Cara JA!

    Fico com pena não nos termos conhecido, porque pelos vistos esteve presente na AM.

    Mas não posso deixar de a "corrigir",é que o nosso Centro de Saúde não vai ser requalificado! O nosso Centro de saúde vai ser construído de raiz, embora no mesmo sítio do actual (que vai ser demolido)! Embora a localização não seja a melhor (por uma questão de falta de espaço para o estacionamento), não deixa de ser uma vitória para todos os utentes do CS, mas também para mim, que assumi este "cavalo de batalha", e apesar de toda a polémica, ao fim de 15 anos o sonho tornou-se realidade!

    ResponderEliminar
  2. Tem razão caríssima Marlene, estive a confirmar nos meus "apontamentos" e tenho lá escrito reconstrução. Agradeço ter-te corrigido, e vou já alterar, para que não constem erros.
    E não é pelos vistos, estive mesmo na AM ;)

    ResponderEliminar