quarta-feira, 12 de maio de 2010

Aqueles que se destacam

Após assistir a agumas reuniões de AM, sinto-me com alguma legitimidade para opinar relativamente a algumas figuras que se têm destacado de forma regular.
Os Presidentes de Junta, sinceramente, não tem um contributo pertinente que justifique a sua intervenção na AM. Um António Carrasqueira que nos obriga a estar especialmente atentos, para tentar perceber os seus raciocínios (eu ainda não consegui!), um Rodrigues Marques que desperta toda a Assembleia e que está sempre pronto a pôr "gasolina na fogueira2, e pouco mais se pode realmente destacar dos Presidentes de Junta.
Na bancada PSD, o Dr. João Coucelo é sem dúvidas a figura central, disputando quase todas as jogadas, estando efectivamente no centro da polémica, a tentar mandar na AM (e mesmo no presidente da AM), defendendo o NM (e falando por ele, inclusivamente), usando frequentemente o argumento da longa experiência na política de modo a matar qualquer tema que lhe faça mais prurido, dominando a bancada e as suas movimentações. Consegue influenciar a participação do Dr. Armindo Carolino, refere saber muito bem como se faz oposição, mas apesar de todo o poder, não recebeu a acta da última reunião.
Na bancada PS, o meu destaque não vai para o Dr. João Coelho, que é um deputado jovem, mas também dos mais interventivos e é mesmo dos poucos que responde ao Dr. João Coucelo (quando o deixam responder, porque o direito de resposta não é tão linear quanto se possa imaginar), e que é um dos alvos preferenciais dos ataques da bancada PSD. Até o nome é negligenciado, ao não constar da lista de presentes da acta da AM de 26 de Fevereiro (pelos vistos foi confundido com a deputada Sandra Palhais!!!), ou mesmo ao ser frequentemente interpelado como Jorge Coelho. E ainda há quem se esqueça que pertence às "camadas" jovens (o facto de ser tão interventivo e com questões pertinentes deve fazer com que se esqueçam deste facto). E já perdi a conta ao número de vezes que questionou o NM relativamente à criação de condições para garantir atractividade para a implantação de empresas em Pombal, sem obter qualquer resposta.
É de louvar a calma e a persistência deste deputado, que perante tantas pressões e adversidades, bem como interpretações erradas das suas palavras, continua a trabalhar e a travar uma luta contra a falta de respostas e "não argumentos" vindos do outro lado da bancada.

4 comentários:

  1. Na minha modesta opinião reportas muitos muitos factos.
    Quanto às apreciações pessoais só posso agradecer, não fazendo qualquer julgamento em causa própria.
    Apenas acredito que há tempo para muita coisa acontecer...

    ResponderEliminar
  2. Creio que apenas fiz observações de âmbito profissional (é um cargo que desempenhas, portanto não é do foro pessoal que se trata).
    E não pretendo agradecimentos, apenas digo aquilo que penso, publicando acontecimentos que levem à reflexão por parte daqueles que por aqui passem.
    "Acreditar" é a palavra-chave, sempre associada a uma atitude activa.

    PS.: Mas se quiseres também posso fazer apreciações pessoais! (Estou a brincar, é coisa que eu tenho sérias dificuldades em fazer).

    ResponderEliminar
  3. JA, para quando uma análise freudiana da AM? É que embora lá não vá, pelo que se diz, aquilo parece ter bastante matéria para estudo comportamental...
    Saudações.

    ResponderEliminar
  4. Seria muito interessante fazer uma análise da AM, que não se reduzisse a análise freudiana, obviamente. Porém, exigiria um trabalho árduo, moroso, formação especializada, e disponibilidade de todos os intervenientes em AM para ser alvo de um estudo dessa natureza. Todavia, mesmo satisfazendo estas condições, tenho receio das conclusões que poderiam ser retiradas, pelo que é melhor fazer análises superficiais.

    ResponderEliminar