terça-feira, 26 de janeiro de 2010

sociedade

"A sociedade perdeu hoje as suas referências universais. A cultura da pessoa foi substituída pela cultura do sucesso, do dinheiro, do prazer e do poder e uma cultura com estas características compromete inevitavelmente a pessoa humana. Esta sociedade materialista, permissiva e hedonista não abre a porta à solidariedade, à partilha e ao serviço, valores indispensáveis para o apoio aos que estão marginalizados e mergulham na angústia da maior solidão.", (R. Bento, 2001)
Infelizmente, é mesmo nesta sociedade que vivemos. Acredito que é possível lutar contra esta realidade, mas é difícil, muito difícil. O mais fácil é fazer como os outros, e viver exclusivamente em prol dos interesses individuais. Nem sempre devemos escolher o mais fácil!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Cargos por quotas!

A lei da paridade promete ser alargada aos cargos de chefia na administração central e aos conselhos de administração das empresas públicas.
Nunca concordei, nem hei-de concordar com esta lei. Se bem que se fala que as mulheres são discriminadas no acesso a cargos de poder, não é uma lei deste tipo que pode mudar isso, uma vez que podemos estar a conduzir a uma discriminação dos homens. É tudo muito complexo, mas a verdade é que o critério devia ser o mérito e não uma lei de paridade ou uma amizade, como bem sabemos que é comum acontecer.
Não é fácil ser mulher, mas também não é fácil ser homem. Todos sofremos com discriminações, e em tudo há aspectos positivos e aspectos negativos. Porquê achar que as mulheres são sempre as coitadinhas que não conseguem chegar a cargos de poder apenas porque são mulheres? É preciso lutar mais? Então lutemos! Mas com mostras de que merecemos atingir o topo.
Também quando nascemos, nem todos temos as mesmas oportunidades.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Seminário

A 21 de Janeiro de 2010, teve lugar no Teatro Cine de Pombal o seminário “Os novos desafios da segurança e higiene no trabalho”, promovido pela ETAP e organizado pelos alunos do curso EFA de segurança e higiene no trabalho. Segundo consta, o afamadíssimo João Vila Verde, não se limitou à divulgação do evento, tendo participado na organização.
O seminário teve início com o discurso do Presidente da Câmara Municipal de Pombal, do qual gostava de realçar a seguinte frase: “Há necessidade de prevenir todas as formas de exclusão”. Depois das suas declarações acerca da homossexualidade e dos Chineses é, no mínimo, curioso!
Seguiu-se com a exposição dos diversos subtemas pelos oradores convidados.
Houve pontos altos e pontos baixos, mas na generalidade foram tocados aspectos interessantes, e fundamentais no que respeita ao tema em questão, que se reveste de uma preocupação crescente.
De forma pessoal, não querendo de forma alguma tirar mérito aos oradores, os pontos baixos deram-se na apresentação da Dra. Isabel Santos, que não foi de modo algum adaptada ai auditório, e da representante dos Técnicos de SHT, que apenas fez leitura do que estava escrito, e não demonstrou o verdadeiro conhecimento (no entanto, há que realçar que a inexperiência neste contexto terá sido o factor dominante da insegurança). Como pontos altos, a análise do código do trabalho realizada pelo Dr. Bruno Mota e a exposição do Dr. hélder Simões, relacionada com a Educação nesta área.
É ainda de realçar a presença do Eng, Rodrigues Maraques, que se dignou a participar no debate, e cujas declarações pertinentes levaram a que fosse referido várias vezes pelos oradores presentes.
Podem apontar-se algumas falhas na organização, que foram colmatadas pela pertinência do tema, elevado número de participantes e componente formativa.
Uma iniciativa de sucesso que valoriza Pombal.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Workshop Teatro


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Bons pagadores?

Pombal está entre as seis Câmaras mais rápidas a efectuar os pagamentos, com uma média de três meses. Em comparação com as restantes, está numa excelente posição. porém nós não podemos viver à sombra de comparações.
Dois meses é o prazo legalmente estabelecido para o pagamento de obras públicas, o que significa que somos dos melhores, mas mesmo assim não somos cumpridores.
Só falta um bocadinho. Era um orgulho que da próxima vez a notícia fosse "Pombal é a única Câmara a pagar em tempo legal", ou mesmo só "Pombal efectua pagamentos em tempo útil".
Isto não é implicância, e desejo de um concelho cada vez melhor em tudo!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Vender o voto?!

Saber que muitas pessoas não votam, ou o fazem sem procurar informa-se, ou não têm qualquer critério para fazer a sua opção de voto, deixa-me muito triste. Sou da opinião que votar conscientemente é um direito e um dever, mas respeito quem não o faz.
Porém, há coisas que ultrapassam completamente qualquer tentativa de compreensão, e falo especificamente do facto de haver votos à venda para as eleições do próximo domingo na Ucrânia. Uma bela oportunidade de negócio, com valores entre os 26 e os 43 €.
Como é que estas coisas acontecem? Já viram se a moda pega? Quem tem a lata de comprar o voto? É uma tentativa de obter o poder a todo o custo? Sinceramente, não tenho palavras para descrever esta situação, é inadmissível!
Mas julgo que esta ideia tem origem Portuguesa, mais propriamente do PSD!!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Fantasporto

"Fantasporto" é o Festival Internacional de Cinema do Porto, e que vai na 30ª edição. Uma iniciativa de sucesso com elevada projecção, e que eleva a cidade do Porto, mas também Portugal. Mas o aspecto mais importante prende-se com o aspecto cultural, a promoção do cinema. Foi mesmo considerado "maior evento cultural realizado em Portugal".
Perante estas circunstâncias tão animadoras, que motivos há para queixas? Nada de especial, só mesmo a falta de apoios e cortes no orçamento a rondar os 25%.
É cultura? Então não vale a pena apoiar, porque não serve para nada, é só para aqueles que têm a mania que são importantes. A crise não se resolve com dinheiro gasto em cinema. Vão trabalhar, fazer qualquer coisa de útil para a sociedade.
Para quem, felizmente, não tem este tipo de ideias preconceituosas (para não dizer qualquer coisa pior) dê uma vista de olhos no site oficial Fantasporto 2010.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ao gosto de cada um.

A Saúde é muito importante para todos nós, sendo que muitas vezes só nos apercebemos da sua relevância quando somos afectados por algum problema de saúde que nos condicione. Actualmente, é quase impossível dizer: "Estou bem de saúde", principalmente porque as novas doenças surgem a cada dia que passa, sendo muito difícil escapar.
Uma das mais recentes, é muito curiosa, chama-se "Nomofobia" e caracteriza-de por "uma fobia ou sensação de angústia que surge quando alguém se sente impossibilitado de se comunicar ou se vê incontactável estando sem seu telemóvel" (wikipédia).
De acordo com os especialistas, esta doença está relacionada com factores emocionais, mais propriamente inseguranças e medo do abandono.
Actualmente a dependência do telemóvel é muito grande, mas consideraria este facto fundamentalmente por razões profissionais e não emocionais. Assim sendo, a dependência é muito mais preocupante porque demonstra que as pessoas estão cada vez mais a desvalorizar o contacto "cara a cara".
Não me admiraria que um dia destes, o facto de não me apetecer sair da cama de manhã, porque estou muito quentinha debaixo dos lençóis e cobertores e lá fora está muito frio, será considerado doença. E já estou a imaginar um nome..Preguiça!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O ponto que não se sabe se existe.

Em 1950, o ginecologista Alemão Ernst Gräfenberg revelava ao mundo que a mulher caracteriza-se pelas inúmeras zonas erógenas que permitem alcançar a satisfação sexual, tendo dado especial atenção a uma zona situada na parede anterior da vagina, que posteriormente, em sua homenagem, viria a denominar-se Ponto G.
Muitos estudos têm sido realizados com vista a comprovar este facto, sendo muito recorrente a ideia de que este ponto é uma realidade, mas não para todas as mulheres.
Recentemente, para desilusão de muitos e incredulidade de outros, foram publicados os resultados de um estudo realizado por cientistas britânicos do King's College London, que revelam que o Ponto G pode ser apenas um mito criado pela imaginação.
Com ou sem o referido Ponto , a verdade é que tanto homens como mulheres são dotados de muitas zonas erógenas que devem ser descobertas por cada um, uma vez que cada ser humano é único e as suas zonas corporais mais sensíveis também variam. Não é este que, só por ter nome, vai ser alvo das atenções em detrimento de outras sensações.

Mona Lisa tinha colesterol elevado?

Mona Lisa tinha colesterol elevado? - Cultura - PUBLICO.PT

Eu preciso de ir a médicos, fazer exames, e mesmo assim nem sempre consigo obter explicação para determinados sintomas, e este caramelo olha para um quadro e consegue identificar as patologias da pessoa retratada.
Vou mandar pintar o meu retrato, pode ser que assim consiga escapar às horas de espera em estabelecimentos de saúde.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

2010

Não é o novo ano por si só que trará algo de melhor. Talvez se canalizássemos esta energia para cada dia que vivemos, cada novo dia vivido com uma expectativa totalmente diferente, como um marco, conseguiríamos alcançar muito mais. Porque não, em vez de pensar que o ano 2010 vai ser melhor que 2009, pensar que amanhã o dia vai correr melhor do que correu o dia de hoje? É fácil falar, sempre será, mas aplicar aquilo que dizemos é muito complicado.
Filosofias à parte, quer queiramos quer não, a perspectiva de um novo ano e toda a importância que lhe é dada, contitui um fluxo de energias positivas que nos ajuda a tomar decisões que definem o nosso futuro.