terça-feira, 26 de janeiro de 2010

sociedade

"A sociedade perdeu hoje as suas referências universais. A cultura da pessoa foi substituída pela cultura do sucesso, do dinheiro, do prazer e do poder e uma cultura com estas características compromete inevitavelmente a pessoa humana. Esta sociedade materialista, permissiva e hedonista não abre a porta à solidariedade, à partilha e ao serviço, valores indispensáveis para o apoio aos que estão marginalizados e mergulham na angústia da maior solidão.", (R. Bento, 2001)
Infelizmente, é mesmo nesta sociedade que vivemos. Acredito que é possível lutar contra esta realidade, mas é difícil, muito difícil. O mais fácil é fazer como os outros, e viver exclusivamente em prol dos interesses individuais. Nem sempre devemos escolher o mais fácil!

2 comentários:

  1. Mas se há aqueles que vivem como os outros, também há aqueles que escrevem "nem sempre devemos escolher o mais fácil". É talvez isso o importante, o real, mais do que a "realidade" que nos enreda. E como diz o Jorge Palma, a gente vai continuar. Não é preciso muita gente, é preciso é Gente.

    Descobri este blog agora e devo dizer que gostei bastante. Um bom conterrâneo que descobri aqui. Parabenizo-o(te) por isso. E serei assíduo.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela visita, ainda por cima falas-me de uma letra com a qual eu me identifico tanto. "Agente vai continuar", sinto que é um estimulo a continuar a acreditar, através das palavras do Jorge Palma. Parece que foram escritas propositadamente para nós.

    E para não haver dúvidas, conterrânea. É possivel que já nos tenhamos cruzado.

    ResponderEliminar